A Escola Santa Mônica repensa a sua prática educativa tendo em vista sua função social: preparar o cidadão para participar de uma sociedade em constante e rápida transformação. Pensando assim, caminha para a preparação de um indivíduo consciente e crítico, com capacidade para selecionar informações significativas e gerenciá-las com competência.
Repensando a prática educativa, a Escola Santa Mônica vem, no momento certo, trazer uma rica contribuição a todos que estão engajados numa ação educativa transformadora em contexto escolar, com ênfase no “ensinar a pensar”. Propomos uma moderna e consistente proposta educativa, em que deslocamos o centro de atenção do professor (transmissor de informações) para o aluno (construtor de seu conhecimento) em busca de uma nova interpretação do mundo físico e social.
A partir dessa concepção, as dimensões teóricas construtivista/progressista são apresentadas como norteadoras da prática pedagógica que permitem ao aluno ser sujeito de sua própria aprendizagem, atuando de modo inteligente em busca da compreensão do mundo que o rodeia, criando e coordenado relações entre acontecimentos e objetos nos quais interage.
A avaliação é entendida como um processo e não como um momento final de aprendizagem. É um conjunto de ações que auxiliam o professor a refletir sobre as condições de aprendizagem oferecidas. Avalia-se aluno, professor, conteúdo, planejamento e todos os componentes do processo ensino-aprendizagem, readequando-os conforme as necessidades.
A avaliação educacional é o processo que permite delinear, obter e fornecer informações úteis para a tomada de decisões, visando atingir níveis mais apropriados de realização. Ela é contínua, cumulativa e cooperativa, envolvendo todos os elementos da Escola e da família.
A família participa do processo e fornece informações que servem de base e/ou de complementação às informações obtidas na escola sobre o desempenho do aluno.
A avaliação abrange dois focos distintos, específicos e intimamente relacionados:
a) a escola como um todo;
b) o aluno no seu desempenho.
Para o 1º ano a avaliação é diferenciada e procede da seguinte maneira: será atribuído um parecer descritivo abrangendo o desempenho integral do aluno, sem atribuição de nota. Para as demais séries, a avaliação procederá por meio de trabalhos quinzenais (TQs) e um trabalho bimestral (TB), dos quais a soma deverá ser igual ou superior a 7.0 em cada bimestre para aprovação. A recuperação paralela é oferecida durante o decorrer do bimestre, imediatamente após a realização dos trabalhos.