PROPOSTA PEDAGÓGICA

A Escola Santa Mônica repensa a sua prática educativa tendo em vista sua função social: preparar o cidadão para participar de uma sociedade em constante e rápida transformação. Pensando assim, caminha para a preparação de um indivíduo consciente e crítico, com capacidade para selecionar informações significativas e gerenciá-las com competência.

Repensando a prática educativa, a Escola Santa Mônica vem, no momento certo, trazer uma rica contribuição a todos que estão engajados numa ação educativa transformadora em contexto escolar, com ênfase no “ensinar a pensar”. Propomos uma moderna e consistente proposta educativa, em que deslocamos o centro de atenção do professor (transmissor de informações) para o aluno (construtor de seu conhecimento) em busca de uma nova interpretação do mundo físico e social.

A partir dessa concepção, as dimensões teóricas construtivista/progressista são apresentadas como norteadoras da prática pedagógica que permitem ao aluno ser sujeito de sua própria aprendizagem, atuando de modo inteligente em busca da compreensão do mundo que o rodeia, criando e coordenado relações entre acontecimentos e objetos nos quais interage.