VACINAÇÃO CONTRA HPV NAS ESCOLAS

Postada em 12/03/2014

 Senhores pais ou responsáveis,

O Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações amplia o Calendário Nacional de Vacinação com a introdução da vacina quadrivalente contra o papiloma vírus humano (HPV) no Sistema Único de Saúde (SUS), para prevenção do câncer do colo do útero.

 O câncer do colo do útero é uma doença grave e pode ser uma ameaça a vida. No Brasil, é a segunda principal causa de morte por câncer entre mulheres. Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero em todo o mundo e ambos os subtipos estão incluídos na vacina quadrivalente contra HPV.

 Para que as adolescentes estejam devidamente protegidas contra o câncer do colo do útero deverão tomar três doses da vacina contra o HPV no seguinte esquema: 0 (1ª dose), 6 meses (2ª dose) e 60 meses (3ª dose, 5 anos após). Observação: levar o cartão de vacinação ou a caderneta do adolescente no dia da administração da vacina.

 

A vacina das adolescentes ocorre sem a necessidade de autorização dos pais ou responsáveis. No entanto, caso o pai ou responsável não concorde com a vacinação da adolescente na escola, deverá encaminhar o “Termo de Recusa”, devidamente preenchido e assinado.