Rede + Criança

Postada em 16/04/2014

 A Escola Santa Mônica, conveniada ao Sistema Positivo de Ensino, está participando do projeto “Rede + Criança”, apresentado no Rio+20, em 2012. A Editora Positivo estabeleceu uma parceria com a Fundação Xuxa Meneghel, com o objetivo de ampliar a “Rede + Criança”, para as mais 2.100 escolas conveniadas. Essa parceria visa expandir e promover a troca de conhecimentos em todas as regiões do Brasil, envolvendo diretamente as crianças, valorizando seus olhares e vozes como forma de construção e intervenção no futuro diante do papel de cada um na sustentabilidade das relações humanas, ambientais e sociais.
O projeto teve seu início com o ano letivo de 2014, envolvendo as turmas 22 (2º ano fundamental), com a orientação da professora Natália Santos e 41 (4º ano fundamental) com a orientação da professora Roberta Coelho e a professora Ana Cláudia Weinerth, participou do projeto auxiliando através da Teia da Vida. Foram realizadas observações, pesquisas, coleta de dados e materiais, oficinas, passeios pelos pontos turísticos, ruas e avenidas da nossa cidade, vídeos, painéis, roda de conversa, construção de brinquedos com materiais reutilizados e etc.
No dia 15/04/2014, foi realizada na escola a apresentação do vídeo do projeto e exposição dos trabalhos para Clarissa Rocha e Liz Wood, que são parceiras do projeto pela Editora Positivo e Fundação Xuxa Meneguel. A fotógrafa e jornalista estão percorrendo todo o Brasil para documentar os olhares e percepções das crianças. No 2º semestre será lançado um livro.