O QUE É O NOVO ENSINO MÉDIO?

É uma nova proposta curricular de aprendizagem em que as áreas do conhecimento têm um novo papel na formação integral do aluno. Ao final do Ensino Médio, o estudante receberá, além do certificado de conclusão, uma certificação de cumprimento das horas desenvolvidas que o capacitarão com o desenvolvimento de diferentes habilidades, responsáveis por novas perspectivas para o futuro através dos Itinerários Formativos.

Disciplinas viram áreas do conhecimento

A nova grade curricular do Ensino Médio passa a ter um outro formato. A partir de agora, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta uma nova orientação: os conteúdos estão divididos por áreas do conhecimento, similar ao que acontece no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Os componentes curriculares que fazem parte da Formação Geral Básica (FGB) são Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Essas divisões abrangem a Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Química etc, de modo que todas as disciplinas permanecem no currículo atual, sendo o principal esteio na formação voltada para o ENEM e demais vestibulares.

OS ITINERÁRIOS SÃO A MAIOR NOVIDADE DO
NOVO ENSINO MÉDIO?

Aqui, na Escola Santa Mônica, os Itinerários Formativos (IF) já fazem parte da rotina escolar dos nossos estudantes da 1ª série do Ensino Médio desde 2021 e são fomentados a partir do desenvolvimento de quatro grandes eixos estruturantes: processos criativos, investigação científica, mediação e intervenção cultural e empreendedorismo.

Para que esses eixos fossem abrangidos da melhor forma, foram oferecidos cursos, divididos em dois módulos (teórico e prático), que contemplam as seguintes formações: Criar e Inovar, Cultura Maker, Cidadania e atualidade, Marketing e Intervenção social, Impacto das interações, Tempo Espaço, Metodologia de pesquisa, Produção Textual e Projeto de vida.

Os Itinerários Formativos ocuparão, no mínimo, 1200 horas, divididas em 3 anos, com pesquisas, aprofundamentos, teorias, aplicações e práticas. As outras 1800 horas serão utilizadas na Formação Geral Básica, totalizando 3000 horas ao término do Ensino Médio.

Conheça o resultado dos Itinerários Formativos dos nossos alunos

PROJETO DE VIDA

O Projeto de Vida, que faz parte do nosso Ensino médio há alguns anos, é um componente transversal para fomentar o autoconhecimento e a autonomia do estudante em suas escolhas, estimulando o desenvolvimento de habilidades como cooperação, compreensão, domínio de tecnologias, defesa de ideias e análise crítica da realidade, promovendo, principalmente, a reflexão com profundidade sobre sua identidade e seu papel na sociedade.