• OUVIDORIA: (53) 98126.5656
  • CENTRO
  • ALTOS DO LARANJAL
  • CORUJINHA

Unidade Centro: (53) 3227.4281 Unidade Altos do Laranjal: (53) 3273.2962 Unidade Corujinha: (53) 3225.0992

PROPOSTA PEDAGÓGICA

COM TECNOLOGIAS E
MÉTODOS INOVADORES
a Escola Santa Mônica trabalha com o aprendizado dinâmico, buscando despertar no aluno o interesse pelo conhecimento e estimular o hábito de estudo diário.

O incentivo ao esporte, à cultura e à formação de valores também é marcante na proposta pedagógica da instituição.

Utilizamos o Sistema Positivo de Ensino (SPE), adotado por escolas de todo Brasil. O SPE é gerenciado por um centro de pesquisas próprio, no qual especialistas analisam tendências e atualizam as ferramentas de ensino com o objetivo de tornar o aprendizado mais prazeroso. A proposta é formar cidadãos responsáveis e conscientes do seu papel na sociedade.

EDUCAÇÃO INFANTIL

A proposta pedagógica realizada contempla as especificidades emocionais, sociais, afetivas e cognitivas das crianças, enaltecendo e respeitando as individualidades. Para desenvolver um projeto de qualidade, moldamos o planejamento com propostas contextualizadas na realização de projetos e sequências didáticas, de acordo com as possibilidades de cada faixa etária.

ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

A Escola Santa Mônica repensa a sua prática educativa tendo em vista sua função social: preparar o cidadão para participar de uma sociedade em constante e rápida transformação. Pensando assim, caminha para a preparação de um indivíduo consciente e crítico, com capacidade para selecionar informações significativas e gerenciá-las com competência.

Repensando a prática educativa, a escola apresenta, no momento certo, uma contribuição inigualável a todos que estão engajados numa ação educativa transformadora em contexto escolar, com ênfase no ensinar a pensar. Propomos uma moderna e consistente proposta educativa, em que deslocamos o centro de atenção do professor (transmissor de informações) para o aluno (construtor de seu conhecimento) em busca de uma nova interpretação do mundo físico e social.

A partir dessa concepção, as dimensões teóricas construtivista/progressista são apresentadas como norteadoras da prática pedagógica, uma vez que permitem ao aluno ser sujeito de sua própria aprendizagem, atuando de modo inteligente em busca da compreensão do mundo que o rodeia, criando e coordenando relações entre acontecimentos e objetos nos quais interage.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

A avaliação educacional é o processo que permite delinear, obter e fornecer informações úteis para a tomada de decisões, visando atingir níveis mais apropriados de realização. Ela é contínua, cumulativa e cooperativa, envolvendo todos os elementos da Escola e da família.

Compreendemos a avaliação como um processo e não como um momento final de aprendizagem. É um conjunto de ações que auxiliam o professor a refletir sobre as condições de aprendizagem oferecidas. Avalia-se aluno, professor, conteúdo, planejamento e todos os componentes do processo ensino-aprendizagem, readequando-os conforme as necessidades.

A família participa desse processo e fornece informações que servem de base e/ou de complementação às informações obtidas na escola sobre o desempenho do aluno. A avaliação abrange dois focos distintos, específicos e intimamente relacionados: a) a escola como um todo; b) o aluno em seu desempenho.

Para o 1º ano, a avaliação é diferenciada e procede da seguinte maneira: é atribuído um parecer descritivo abrangendo o desempenho integral do aluno, sem atribuição de nota. Para as demais séries, a avaliação procede por meio de trabalhos quinzenais (TQs) e um trabalho bimestral (TB), dos quais a soma deverá ser igual ou superior a 7.0 em cada bimestre para aprovação. A recuperação paralela é oferecida durante o decorrer do bimestre, imediatamente após a realização dos trabalhos.