• (53) 3227.4281
  • OUVIDORIA: (53) 98126.5656

CONHEÇA NOSSA ESCOLA

A Escola Santa Mônica é uma instituição de educação básica na cidade de Pelotas, que atende alunos da educação infantil ao ensino médio. Foi fundada há 25 anos e atende hoje cerca de 1.000 alunos.

A instituição preocupa-se em buscar constantemente o crescimento intelectual e crítico do aluno, estimulando também seu relacionamento em sociedade. A escola acredita em uma educação inovadora, capaz de formar pessoas decididas, reflexivas capazes de usar todo seu potencial na construção de sua autonomia; pessoas íntegras nas diferentes dimensões da vida, envolvendo aspectos intelectuais, morais, afetivos e sociopolíticos. Cada aluno é sujeito de seu processo de aprendizagem, enquanto o professor é o mediador na interação do aluno com os objetos de conhecimento.

A Escola Santa Mônica é um espaço social e democrático, composto pelos seus alunos, seus familiares, professores, funcionários e demais membros da comunidade.

A escola está localizada no centro da cidade e possui duas unidades, uma para atender a educação infantil e outra para o ensino fundamental e médio. Com uma visão inovadora, está construindo uma nova unidade educacional em local estratégico na cidade, com instalações modernas e totalmente planejadas para favorecer o ambiente educacional em uma área de 30.000m², integrando futuramente todos os níveis de ensino.

FILOSOFIA

A escola baseia seu trabalho na concepção progressista dentro de uma visão construtivista de conhecimento, promovendo uma aprendizagem significativa, que desenvolva as capacidades e potencialidades de cada aluno.

TRAJETÓRIA DE SUCESSO

Em 1985 surgia em Pelotas uma escola com uma proposta pedagógica inovadora, denominada CENTRO EDUCACIONAL CORUJINHA (atualmente Escola de Educação Infantil Corujinha) que atendia nessa época berçário, maternal, jardim e pré escola.
Nossa escola representou a vanguarda em educação infantil em Pelotas e dando continuidade ao processo de expansão, no ano de 1992 ampliou a proposta educacional e implantou gradativamente o ensino regular. Na época, a escola se chamava ESCOLA DE 1º GRAU CORUJINHA (hoje Escola Santa Mônica).

Como um canteiro de flores que necessita ser regado, há 25 anos regamos nosso trabalho com ideias inovadoras, com competência, seriedade e, por isso, crescemos.


1985

Inauguração CENTRO EDUCACIONAL CORUJINHA Berçário ao Pré

1992

Inauguração ESCOLA DE 1º GRAU CORUJINHA Implantação gradativa - Fundamental I - 1ª à 4ª série

1997

Implantação gradativa - Fundamental II - 5ª à 8ª série

1999

Mudança do nome da escola para ESCOLA SANTA MÔNICA

2002

Ampliação da estrutura física

2004

Implantação gradativa - 1º ao 3º ano ENSINO MÉDIO Alteração na proposta de avaliação pedagógica

2005

Ampliação da estrutura física para 2.500m² de área construída

2006

Cobertura da quadra poliesportiva

2007

Informatização de todas as salas de aula (lousa digital)

2012

Lançamento do projeto de expansão Unidade Altos do Laranjal

2014

Início das obras da Unidade Altos do Laranjal

2017

Ano comemorativo - 25 anos marca Santa Mônica Apresentação da nova marca - Grupo Santa Mônica