Ensino Médio - Escola Santa Mônica

No Ensino Médio da Escola Santa Mônica, as aulas proporcionam aos alunos formação integral com um ensino de qualidade reconhecido.
A partir de tecnologias e métodos inovadores, trabalhamos com o aprendizado dinâmico, a fim de despertar o interesse pelo conhecimento e estimular o hábito de estudo diário. Assim, o aluno transforma-se em agente de sua própria aprendizagem.

ENSINO MÉDIO

AQUI, LER FAZ PARTE DO DIA A DIA

Durante o ano, por meio da produção semanal de textos e de um programa multidisciplinar de leitura, a Escola Santa Mônica busca promover a criticidade e garantir ao aluno que se expresse de modo produtivo, claro e consciente. Aprimorar a produção escrita é essencial para a aprovação nos vestibulares, por isso, desenvolver o hábito da leitura e oportunizar o debate são mecanismos fundamentais desse processo.

Nas diferentes áreas do conhecimento, os alunos entram em contato com assuntos do mundo contemporâneo, desenvolvendo o senso crítico, a concentração, o raciocínio, a empatia e a habilidade para a tomada de decisões.

TEMAS QUE MOVIMENTAM

O MUNDO

PREPARAÇÃO PARA OS VESTIBULARES E FORMAÇÃO PARA A VIDA

Durante o ano letivo, os alunos são submetidos a simulados externos (GRUPO POSITIVO), além das provas regimentais elaboradas pela equipe docente. Essas avaliações buscam desenvolver algumas habilidades importantes para o vestibular.

É uma nova proposta curricular de aprendizagem em que as áreas do conhecimento têm um novo papel na formação integral do aluno. Ao final do Ensino Médio, o estudante receberá, além do certificado de conclusão, uma certificação de cumprimento das horas desenvolvidas que o capacitarão com o desenvolvimento de diferentes habilidades, responsáveis por novas perspectivas para o futuro através dos Itinerários Formativos.

O QUE É O

NOVO ENSINO MÉDIO?

A nova grade curricular do Ensino Médio passa a ter um outro formato. A partir de agora, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta uma nova orientação: os conteúdos estão divididos por áreas do conhecimento, similar ao que acontece no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Os componentes curriculares que fazem parte da Formação Geral Básica (FGB) são Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Essas divisões abrangem a Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Química etc, de modo que todas as disciplinas permanecem no currículo atual, sendo o principal esteio na formação voltada para o ENEM e demais vestibulares.

DISCIPLINAS VIRAM ÁREAS DO CONHECIMENTO

ORGANIZAÇÃO

3 anos em 2

42 aulas semanais

No ensino médio da Escola Santa Mônica todo conteúdo do ensino médio é aplicado em dois anos, sendo o terceiro ano do ensino médio focado em revisão para os principais processos seletivos da região.

Além disso, através do "Programa de avaliação da vida escolar", nossos alunos são preparados para uma modalidade alternativa de seleção para os cursos de graduação da UFPel, constituindo-se em um processo seriado composto por três etapas, gradual e sistemático, que acontece ao longo do Ensino Médio.

+

Além das matérias que compõem a Formação Geral Básica, a matriz curricular do Ensino Médio contempla os Itinerários Formativos.

Faça uma visita e conheça os itinerários formativos do ensino médio na Escola Santa Mônica.

ELETIVAS

A grade curricular do Ensino Médio contempla disciplinas eletivas, que são opcionais e ofertadas semestralmente no contraturno.

Nas eletivas todos os alunos do ensino médio podem realizar inscrição nos cursos ofertados nas áreas do seu interesse, recebendo certificados de conclusão ao final do período.